terça-feira, março 31, 2009

Dar

Como poderei eu conseguir ser persuasivo? É algo que não se consegue com facilidade, mas a vida e a nossa análise pode-nos fazer concluir que não será tão difícil assim.
     Numa das minhas (muitas aventuras) dei comigo em uma cidade ao sul de Portugal, imigrante desterrado, desconhecido e desorientado, sentei-me num pequeno bar, e após alguns tragos na bebida tomei consciência que ali naquele momento precisava rever minha vida, ontem já era. Depois de uma longa viagem após uma terrível e difícil decisão, estava iniciando uma nova vida que precisava de mudanças drásticas, pois de um industrial, de um marido, nada sobrava, estava sozinho no mundo, e tinha que viver nele do jeito mais feliz que conseguisse, assim decidi que não sairia desse meu primeiro paradeiro sem uma ocupação para o dia seguinte, o que me impeliu a encetar uma afável conversa com o cavalheiro que estava mais próximo. Confidencias foram feitas, uma longa e produtiva conversa, proporcionou a solução para a minha proposta, fiz uma série de perguntas pensadas para que me respondesse da forma que eu planeara, não foi por ele que realizei meu intento, mas porque fui eloquente e decidido, acrescentou em jeito de despedida que na manhã seguinte me esperaria bem cedo para me apresentar um possível empregador bem conceituado na cidade, e depois de um café e uma curta conversa, era hora de começar meu novo emprego.
    Não era a minha aspiração, mas de momento encarei esse emprego como um degrau. Resumindo, ocupação destinada: " servente da construção civil", adorei o trabalho, o local e o sol. Mas...
    Com duas carteiras profissionais no bolso, pensei... Isto é passageiro, os colegas de trabalho não eram de todo as melhores ajudas e decidi ocultar minhas aptidões, e aguardar por uma estratégia para provar que não era mais um naquela empresa, eram um que queria estar bem com todo mundo. Pessoal cútis tisnada pelo calor do sol, rudes, pescadores de profissão e na construção por hiatos na faina da pesca, desconfiados e de difícil trato, mas para mim acima de tudo eram pessoas, e tomei a decisão de fazer muitas perguntas, pedir conselhos a todos eles, e inquiri os mais próximos sobre a maneira de poder ser-lhes mais útil, pois a produtividade deles dependia do minha melhoria na acessibilidade dos materiais e na eficiência do meu serviço.


E abençoada a hora em que tomei essa resolução, pois a importância que eu lhes conferi, o trato afectuoso e o saber ouvir todos, que sem disfarçar se excediam em sugestões para confirmar a confiança que eu esperava da sua experiência e dos seus conselhos. Fiz assim daqueles que me olhavam como um estranho, os meus primeiros amigos dei tudo que tinha de melhor, e dessa minha atitude restou uma primeira promoção na empresa logo na primeira semana, e duas semanas depois a atribuição de uma habitação da empresa que albergou durante dois anos o novo encarregado da empresa.


Depois de entregar ao mundo e às pessoas nosso coração, de nos colocarmos nas mãos de Deus e de darmos as nossas mãos às pessoas desinteressadamente, decerto os resultados são sempre maravilhosos e excedem as nossas próprias expectativas.


Tags:


Sem comentários: